GÊNERO TEXTUAL LISTA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1° ANO.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
GÊNERO CARDÁPIO
1° ANO
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
• Formação de leitor.
• Compreensão em leitura.
• Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar contato com diferentes textos.
(EF12LP04) Ler e compreender, com a mediação do professor, ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade, para que progressivamente desenvolva a compreensão leitora desses gêneros.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco, para que segmente adequadamente as palavras na produção de textos.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
A docente iniciará a conversa com os alunos, os cumprimentando e perguntando sobre a data em que estão tendo aula, o nome da escola em que estudam e se estão anotando as informações iniciais no caderno, assim como as professoras solicitaram.
A professora utilizará slides durante os momentos a seguir para que os alunos participem de maneira mais efetiva da aula proposta:
• Vocês já foram ao mercado com alguém da família?
• O que eles precisaram para ir até ao mercado?
• O que podemos fazer para não esquecer o que devemos comprar no mercado?
• E se fossemos sem nada anotado, lembraríamos de todos os produtos que teríamos que comprar?
• E como chamamos esse papel que anotamos o que precisamos comprar?
PROBLEMATIZAÇÃO:
• Sabiam que lista é um gênero textual? (NESSE MOMENTO A PROFESSORA IRÁ EXPLICAR AOS ALUNOS, UTILIZANDO RECURSO VISUAL COMO É A ESTRUTURA DESSE GÊNERO).
• Porque fazemos lista?
• É só para ir ao mercado que utilizamos essas listas?
• Vocês sabem aonde que as listas começaram a surgir? Serem utilizadas?
• Quais tipos de lista existem?
• Vamos observar alguns modelos?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Posteriormente ao diálogo realizado com os alunos e as respostas levantadas, os educandos irão observar os diferentes modelos de listas através de slides:
MODELO 1 LISTA DE COMPRAS
MODELO 2 LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES
MODELO 3 LISTA DE TAREFAS/AFAZERES
MODELO 4 LISTA TELEFÔNICA
Finalizada a explicação sobre alguns modelos de listas mais utilizados, será feita uma dinâmica com os alunos, para que observem a importância do uso de listas em nosso dia-a-dia, propondo a seguinte situação:
_ A mamãe pediu para que você fosse ao mercado para ela comprar alguns ingredientes que estão faltando para preparar um delicioso doce, a professora irá falar os produtos que ela orientou para que comprasse, vamos esperar 1 minuto e ver se lembra de todos os itens!
*LEMBRE OS ALUNOS QUE NÃO PODEM FAZER UMA LISTA PARA FALAR.
LISTA DE ITENS:
MORANGO;
FARINHA DE TRIGO;
ÓLEO DE SOJA;
AMENDOIM;
AÇÚCAR;
LEITE CONDENSADO;
MARGARINA.
Perguntas realizadas seguidamente:
• Vocês lembraram de todos os itens?
• Conseguimos fazer um doce com alguns desses ingredientes? Qual doce?
• Esse doce é típico de qual festa?
• O que vocês precisariam para lembrar de todos os itens?
• Vamos montar uma lista com os itens citados anteriormente para vermos se funciona mesmo ter essa LISTA conosco quando vamos á algum lugar, principalmente ao supermercado?
A professora irá montar a lista proposta com o auxílio dos educandos, cedendo a oportunidade para os alunos que quiserem digitar os itens citados.
Durante o momento a professora instigará os alunos a repetirem as palavras e nomearem a letra que ela se inicia.
Atividade de letramento:
Posteriormente as crianças irão identificar as sílabas existentes nas palavras selecionadas no jogo pedagógico:
CATARSE: Produção de uma lista.
A professora irá relembrar o que foi abordado na aula anterior ministrada pela professora Silvana através do diálogo:
• O que vocês aprenderam na aula da professora Silvana?
• Qual gênero textual vocês viram?
• E vocês acham a festa junina legal?
• Qual foi a tarefa que ela deixou para vocês fazerem?
• E esse cardápio foi elaborado de que forma?
• Vamos escrever uma lista com o que mais gostamos na FESTA JUNINA?! Bem colorida para mostrarmos aos colegas!
Exemplo da lista da professora:
PRÁTICA SOCIAL FINAL:
Para encerrarmos o conteúdo trabalhado durante a aula, os alunos irão interagir através de um jogo online de perguntas, aonde terão que responder sobre algumas características do gênero textual lista, haverá uma tabela de pontuação no final, aonde os alunos irão colocar seus nomes e poderemos observar a LISTA de pontuação que cada um alcançou no jogo.
LINK do jogo: https://wordwall.net/play/17649/499/500
REFERÊNCIAS:
https://brainly.com.br/tarefa/11447758
https://www.canva.com
https://www.tudogostoso.com.br/receita/28672-pe-de-moleque.html
https://www.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/1-sequncia-didtica-gnero-textual-lista-de-compras
https://wordwall.net/play/12387/035/5933
Comentários
Postar um comentário