BEBÊS: sequência pedagógica borboletinha.
Saberes e
conhecimentos: Percepção
auditiva.
Objetivos
de desenvolvimento: Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas.
Família, é importante para o
desenvolvimento dos bebês o contato com músicas e histórias infantis, para que
desenvolva progressivamente dentre outras habilidades a fala. Na aula de hoje
serão abordadas algumas músicas infantis relacionadas á borboleta, para que
esse momento seja interessante para o bebê, nos materiais estará uma borboleta
3D, que tem movimento.
Conforme as músicas que sugerimos
forem sendo cantadas, faça movimentos com a borboleta, fazendo com que sua
asinha de mexa, cuide para que fique no campo de visão da criança.
Sugestões de músicas:
·
BORBOLETA
EUFRIDA (https://youtu.be/msN1sKoPQQM)
·
BORBOLETINHA
(https://www.youtube.com/watch?v=28iW_O5qWfU)
·
10
BORBOLETAS (https://youtu.be/J7UCPpcxKH8)
·
BORBOLETA
PEQUENINA (https://youtu.be/TNAQjmE5yNk)
·
TI-TI,
A BORBOLETA (https://youtu.be/Ad17NSZjurs)
Material enviado (enviado):
Objetivos
de aprendizagem: (EI0/01EF07) Conhecer e manipular materiais
impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livros, revista, gibi,
jornal, cartaz, CD, tablet, etc.).
Saberes e
conhecimentos: Materiais gráficos.
Objetivos
de desenvolvimento: Manipular livros com imagens simples e outros.
Nesta aula os bebês irão manipular um
recurso visual diferente, referentes ás musiquinhas cantadas ao dia anterior.
Está sendo enviado para casa um “Livro” composto por gel transparente e
borboletas azuis. Para que o seu bebê consiga explorar e visualizar esse
material, coloque-o de bruços (barriga para baixo) em um local confortável,
deixando que ele coloque as mãozinhas, realize tentativas de pegar as
borboletinhas para que elas se movam dentro do gel, fazendo com que o bebê
acompanhe esses movimentos com os olhinhos.
Caso queira compartilhar o momento
com a turma, registre por meio de vídeos ou fotografias e envie no grupo dos
alunos.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
Objetivos
de aprendizagem: (EI0/01ET03)
Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e
fazendo descobertas.
Saberes e
conhecimentos: Exploração do ambiente.
Objetivos
de desenvolvimento: Explorar visualmente objetos do seu ambiente de
convívio familiar.
Os móbiles são ótimos recursos utilizados
para bebês, sua função é estimular o bebê com o movimento, as cores, formas e
músicas; eles são recomendados a partir do 2° mês, quando o bebezinho já
consegue distinguir os sons e tem uma visão mais direcionada. O móbile deve
sempre estar no campo de visão do bebê.
Estará sendo enviado para casa um
móbile de borboletas, relacionado às atividades que já foram trabalhadas nos
dias anteriores. Pendure o objeto em um local que a criança costume passar um
tempo dentro da sua rotina. Observe se ela(e) olha para o móbile com frequência
e se realiza tentativas de pegá-lo.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
Objetivos
de aprendizagem: (EI0/01CG02) Experimentar possibilidades corporais
nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Saberes e
conhecimentos: Possibilidades
corporais.
Objetivos
de desenvolvimento: Realizar movimentos coordenados com as mãos.
O
desenvolvimento progressivo de habilidades manuais acontece por meio de
estímulos realizados com os bebês. Os materiais utilizados na aula de hoje
serão as bolinhas (de piscina de bolinhas) enviadas para casa.
Deposite as
bolinhas dentro de uma caixinha de papelão ou até mesmo dentro de potes
plásticos, de fácil acesso para os bebês, em seguida coloque-os(as)
sentados(as) com/sem apoio, dependendo de seu desenvolvimento motor, mas sempre
com muita segurança para que não caiam. Coloque em frente ao bebê a
caixinha/potinho com as bolinhas, as mesmas terão borboletas em seu entorno,
deixe que seu filho(a) explore, pegue as bolinhas de dentro do recipiente,
devolva-o e observe as imagens coladas nas mesmas.
É importante que este
momento tenha muito diálogo, fale o nome do inseto que está colado na bolinha,
cante as musiquinhas trabalhadas anteriormente.
Objetivos
de aprendizagem: (EI0/01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa
etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
Saberes e
conhecimentos: Possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
Objetivos
de desenvolvimento: Experienciar coletivamente objetos que estimulam a
percepção visual, tátil e sonora.
Finalizando a semana, vamos observar
diferentes imagens, as que contém borboletas serão coloridas e as demais
contendo fotos de outros objetos estarão em preto e branco. Coloque o bebê
sentado com ou sem apoio, conforme o nível de desenvolvimento motor em que ele
se encontra; em seguida distribua as imagens á sua frente para que ele as
observe, deixe-o(a) explorar todas as imagens, nomeie-as e enfatize as que
conterem a BORBOLETA!
Nomeie o inseto (borboleta), cante
as músicas relacionadas, fale sobre a cor da borboleta, peça qual é a
borboleta; neste momento o seu bebê não responderá suas indagações, porém com
essas perguntas e respostas que você mesmo dirá, irão estimulá-lo para
desenvolver progressivamente sua comunicação oral.
Comentários
Postar um comentário