BEBÊS: sequência pedagógica borboletinha.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

Objetivos de aprendizagem: (EI0/01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

 

Saberes e conhecimentos: Percepção auditiva.

 

Objetivos de desenvolvimento: Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas.

 

            Família, é importante para o desenvolvimento dos bebês o contato com músicas e histórias infantis, para que desenvolva progressivamente dentre outras habilidades a fala. Na aula de hoje serão abordadas algumas músicas infantis relacionadas á borboleta, para que esse momento seja interessante para o bebê, nos materiais estará uma borboleta 3D, que tem movimento.

            Conforme as músicas que sugerimos forem sendo cantadas, faça movimentos com a borboleta, fazendo com que sua asinha de mexa, cuide para que fique no campo de visão da criança.

            Sugestões de músicas:

 

·         BORBOLETA EUFRIDA (https://youtu.be/msN1sKoPQQM)

·         BORBOLETINHA (https://www.youtube.com/watch?v=28iW_O5qWfU)

·         10 BORBOLETAS (https://youtu.be/J7UCPpcxKH8)

·         BORBOLETA PEQUENINA (https://youtu.be/TNAQjmE5yNk)

·         TI-TI, A BORBOLETA (https://youtu.be/Ad17NSZjurs)

 

Material enviado (enviado): 


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

Objetivos de aprendizagem: (EI0/01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livros, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet, etc.).

 

Saberes e conhecimentos: Materiais gráficos.

 

Objetivos de desenvolvimento: Manipular livros com imagens simples e outros.

 

                Nesta aula os bebês irão manipular um recurso visual diferente, referentes ás musiquinhas cantadas ao dia anterior. Está sendo enviado para casa um “Livro” composto por gel transparente e borboletas azuis. Para que o seu bebê consiga explorar e visualizar esse material, coloque-o de bruços (barriga para baixo) em um local confortável, deixando que ele coloque as mãozinhas, realize tentativas de pegar as borboletinhas para que elas se movam dentro do gel, fazendo com que o bebê acompanhe esses movimentos com os olhinhos.

            Caso queira compartilhar o momento com a turma, registre por meio de vídeos ou fotografias e envie no grupo dos alunos.



CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

Objetivos de aprendizagem: (EI0/01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

 

Saberes e conhecimentos: Exploração do ambiente.

 

Objetivos de desenvolvimento: Explorar visualmente objetos do seu ambiente de convívio familiar.

 

            Os móbiles são ótimos recursos utilizados para bebês, sua função é estimular o bebê com o movimento, as cores, formas e músicas; eles são recomendados a partir do 2° mês, quando o bebezinho já consegue distinguir os sons e tem uma visão mais direcionada. O móbile deve sempre estar no campo de visão do bebê.

            Estará sendo enviado para casa um móbile de borboletas, relacionado às atividades que já foram trabalhadas nos dias anteriores. Pendure o objeto em um local que a criança costume passar um tempo dentro da sua rotina. Observe se ela(e) olha para o móbile com frequência e se realiza tentativas de pegá-lo.

 




CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

Objetivos de aprendizagem: (EI0/01CG02) Experimentar possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

 

Saberes e conhecimentos: Possibilidades corporais.

 

Objetivos de desenvolvimento: Realizar movimentos coordenados com as mãos.

 

            O desenvolvimento progressivo de habilidades manuais acontece por meio de estímulos realizados com os bebês. Os materiais utilizados na aula de hoje serão as bolinhas (de piscina de bolinhas) enviadas para casa.

            Deposite as bolinhas dentro de uma caixinha de papelão ou até mesmo dentro de potes plásticos, de fácil acesso para os bebês, em seguida coloque-os(as) sentados(as) com/sem apoio, dependendo de seu desenvolvimento motor, mas sempre com muita segurança para que não caiam. Coloque em frente ao bebê a caixinha/potinho com as bolinhas, as mesmas terão borboletas em seu entorno, deixe que seu filho(a) explore, pegue as bolinhas de dentro do recipiente, devolva-o e observe as imagens coladas nas mesmas.

É importante que este momento tenha muito diálogo, fale o nome do inseto que está colado na bolinha, cante as musiquinhas trabalhadas anteriormente.


Objetivos de aprendizagem: (EI0/01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.

 

Saberes e conhecimentos: Possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.

 

Objetivos de desenvolvimento: Experienciar coletivamente objetos que estimulam a percepção visual, tátil e sonora.

 

                Finalizando a semana, vamos observar diferentes imagens, as que contém borboletas serão coloridas e as demais contendo fotos de outros objetos estarão em preto e branco. Coloque o bebê sentado com ou sem apoio, conforme o nível de desenvolvimento motor em que ele se encontra; em seguida distribua as imagens á sua frente para que ele as observe, deixe-o(a) explorar todas as imagens, nomeie-as e enfatize as que conterem a BORBOLETA!

            Nomeie o inseto (borboleta), cante as músicas relacionadas, fale sobre a cor da borboleta, peça qual é a borboleta; neste momento o seu bebê não responderá suas indagações, porém com essas perguntas e respostas que você mesmo dirá, irão estimulá-lo para desenvolver progressivamente sua comunicação oral. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNERO TEXTUAL LISTA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1° ANO.

VOLTA AS AULAS: TURMA DO MATERNAL (CRIANÇAS BEM PEQUENAS 2)