SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA BEBÊS:
Objetivo de aprendizagem: (EI01CG01)
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos
e brincadeiras.
Saberes e
conhecimentos: Seu
corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
Objetivos de desenvolvimento: Explorar progressivamente o próprio
corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos.
Encaminhamentos:
Hora de se movimentar assistir o vídeo
“mexendo as partes do corpo” reproduza os movimentos com a música quantas vezes
achar necessário, para que a criança não se sinta cansada. Estimule o bebê
tocando nas partes do corpo que a música falar, pergunte ao bebê onde está tal
parte?
Mexendo as partes do corpo com os
fofossauros
www.youtube.com/watch?v=5OA45DdhsI4
O que
a família e o bebê acharam da atividade?
Objetivos de
aprendizagem:(EI02/03ET05) Classificar objetos, considerando determinado
atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
Saberes e
conhecimentos: Propriedades
dos objetos.
Objetivos de
desenvolvimento: Explorar
as propriedades físicas e funções dos objetos.
Encaminhamentos:
Disponibilize ao bebê os diferentes
pedaços de papel enviados para casa, perceba que cada papel possui uma textura
diferente, estimule o bebê a manusear cada folha, perceber se a criança reage a
cada textura, possui preferências.
O que
a família e o bebê acharam da atividade?
Objetivos de
aprendizagem:(EI01TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no
ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Saberes e
conhecimentos: Músicas.
Objetivos de
desenvolvimento: Ouvir,
cantar, movimentar-se ao som de músicas, ritmos e estilos de diversas culturas.
Encaminhamentos:
Vamos ampliar nosso repertório musical
com uma animada música da nossa rotina. Cante com o bebê e novamente dê ênfase
as partes do corpo faladas na música tocando no bebê e perguntando a ele onde
está tal parte.
A família pode continuar a música
colocando outras partes do corpo.
https://www.youtube.com/watch?v=7J1--z-G-Oo
O que
a família e o bebê acharam da atividade?
Objetivos de
aprendizagem:(EI01EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua
capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Saberes e
conhecimentos: Autoconhecimento.
Objetivos de
desenvolvimento: Perceber
as possibilidades de seu corpo frente aos desafios (agachar, rolar, saltar,
engatinhar).
Encaminhamentos:
Ver e ouvir o clipe musical do Joãozinho
e perceber se o bebê mostra interesse e reage imitando alguns movimentos
demostrando as possibilidades de romper desafios dos movimentos. O bebê
Joãozinho procura onde está nele mesmo cada parte que a mamãe falar, repita com
o seu bebê e veja se ele já consegue identificar algumas dessas partes.
Divirta-se é muito importante que essa
interação deixe o bebê e a família feliz.
https://www.youtube.com/watch?v=2OwSiBAaZPM
O que
a família e o bebê acharam da atividade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Objetivos de
aprendizagem:(EI01EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus
desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Saberes e
conhecimentos: Palavras
e expressões da língua em situações de uso social.
Objetivos de
desenvolvimento: Reconhecer
na oralidade o próprio nome e o das pessoas com quem convive.
Encaminhamentos:
Colocar a criança no centro e todos os
membros da família sentarão próximos do bebê.
A mamãe irá perguntar ao bebê: cadê o
papai? Cadê o (falar o nome do papai)? Repetir a interação perguntando sobre
cada membro da família presente na brincadeira e perceber se o bebê reconhece
cada um deles. A cada acerto comemorar e parabenizar o bebê para que ele
entenda que é amado e torne essa interação divertida. Não esqueça falar o nome
do bebê também.
O que
a família e o bebê acharam da atividade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário