PROJETO UNIÃO FAZ A VIDA: 


PROFESSORA: LARISSA SILVA LAZZERIS.

TURMA: BERÇÁRIO II.

JUSTIFICATIVA:

O tema escolhido para o projeto é “ARTE PARA MIM”. Desenvolver o conteúdo a ser aplicado às crianças através de um livro traz diversas contribuições para o desenvolvimento cognitivo/intelectual, social e emocional da mesma, além disso, a criança quando começa a ouvir uma história, se identifica com algo relacionado á aquela leitura e passa a criar um mundo faz de conta. Diante disso, a criança passa a estar com o brinquedo criativo, se transportando para este novo mundo, do faz de conta, que na verdade, tem muito em comum com o seu mundo de experiências e observações.

Abordaremos a história "O artista que pintou um cavalo azul”, através da leitura do livro, acompanhada de várias entonações de voz durante a contação, pensando de acordo com Goes (1991, p.22) que destaca a finalidade dos livros infantis, bem como para que serve:

O ideal da Literatura Infantil é deleitar, entreter, instruir e educar as crianças, e melhor ainda, se as quatro coisas de uma vez... Repetindo: educar, instruir e distrair, sendo que o mais importante é a terceira. O prazer deve envolver tudo e mais. Se não houver arte que produza prazer, a obra não será literária e, sim didática

Este projeto foi idealizado e desenvolvido com o intuito de que os alunos vivenciem o contato com a arte, associada ao conhecimento de espaços que estão em sua cidade, explorando as diversas possibilidades de produções artísticas, assim desenvolvendo sua criatividade e expressão de sentimentos por meio da pintura.

DESENVOLVIMENTO

PRÁTICA SOCIAL INICIAL/ PROBLEMATIZAÇÃO:

 

 

 

·         Quem tem um animal em casa?

·         Que animal é este?

·         O animalzinho fica dentro de casa?

·         Qual som ele faz?

·         Vocês sabem como se chama um animal que galopa? (imitar)

·         Qual é o som que este animal emite?!

 

Com o livro em mãos:

 

·         Que animal é este que está aparecendo na capa do livro?

·         Vamos ler essa historinha?!


·         Podemos ter esse cavalo dentro da nossa casa?

·         Porque não?

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

(EI02/03EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

·         Ouvir, visualizar e apreciar histórias.

·         Apreciar e participar de momentos de contação de histórias com base em

imagens.

Através da utilização do livro O artista que pintou um cavalo azul” contar a história aos alunos, fazendo uso de várias entonações de voz, indagando-os sobre as cores que aparecem nos diversos animais da história abordada.


EI02/03EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

·         Responder a questionamentos sobre as histórias narradas.


Posteriormente a contação da história, realizar uma roda de conversa sobre a história apresentada, deixando que se expressem sobre a mesma.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS.

 

EI02/03EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

·         Participar de brincadeiras que estimulem a relação entre o(a) professor(a)/criança e criança/criança.

(EI02/03EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê- los e fazendo-se compreender.

·         Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da dança, da música

ou da arte.


Levar até a sala um cavalo confeccionado com macarrão usado para a natação, pois é um material maleável, sem risco de se machucarem, os alunos irão utilizá-lo para realizar tentativas de cavalgar, com a música infantil “Upa cavalinho”, possibilitando a interação entre os alunos.



Letra da música:

 

“Pocotó                        pocotó                        pocotó                        pocotó Upa, cavalinho upa cavalinho


Piuí   piuí   piuí    piuí,   lá    vem   o    trenzinho   lá    vem   o   trenzinho La vem o trenzinho

Bem      te      vi      bem      te      vi      bem      te      vi      bem      te      vi Olha o passarinho olha passarinho

Cururu                         cururu                         cururu                         cururu Pula o sapinho pula o sapinho

Por ali por ali por ali por ali é o meu caminho é o meu caminho Pocotó pocotó pocotó pocotó”.

https://www.letras.mus.br/galinha-pintadinha/upa-cavalinho.com.br

 

Nesta brincadeira o professor recita a poesia e os alunos cumprem com os movimentos de acordo com os quais, ele estabeleceu:

O CAVALO GULOSO:

 

 

Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

Seu bracinho ficou assim (dobra o braço) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

O outro bracinho ficou assim (dobra o braço) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

Sua perninha ficou assim (entorta a perna para o lado) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim


Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

A outra perninha ficou assim (entorta a perna para o lado) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

Sua cabeça ficou assim (entorta a cabeça) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

Sua linguinha ficou assim (põe a língua para fora) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim

Acabou caindo assim (deita no chão) Assim, assim, assim

Assim, assim, assim

BRINCADEIRA PEGA O RABO:

Utilizando fitas de crepom que deverão ser colocadas no cós da bermuda, os alunos tentarão retirá-las dos colegas, protegendo a que está consigo.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

 

(EI02/03EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros discursivos (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

·         Vivenciar experiências lúdicas em contato com diferentes textos.

·         Participar de situações de exploração de portadores de diferentes gêneros do discurso em brincadeiras ou atividades em pequenos grupos.

Iniciar a aula mostrando a figura de um cavalo, comentar que irá ler uma linda poesia chamada "O cavalinho branco" da escritora Cecília Meireles.

 

O Cavalinho Branco


Cecília Meireles

 

À tarde, o cavalinho branco está muito cansado:

 

Mas há um pedacinho do campo onde é sempre feriado.

O cavalo sacode a crina loura e comprida

E nas verdes ervas atira sua branca vida.

Seu relincho estremece as raízes e ele ensina aos ventos

A alegria de sentir livres seus movimentos.

Trabalhou todo o dia, tanto!

desde a madrugada!

Descansa entre as flores, cavalinho branco, de crina dourada.

 

Posteriormente, realizar a leitura novamente, desta vez, brincar de dramatizar a poesia, recitando-a no plural.

Desenhar um grande círculo no chão, as crianças andam em fileira ao redor desse círculo e fazem os gestos conforme a poesia.

À tarde, os cavalinhos brancos

estão muito cansados: As crianças de quatro correm ao redor do círculo e após deitam-se no chão .

 

Mas um pedacinho do campo

onde é sempre feriado.    As crianças de quatro entram dentro do círculo e sacodem os cabelos.

Os cavalos sacodem as crinas


louras e compridas

 

E nas verdes ervas atira

suas brancas vidas.      fingem que estão comendo ervas Seus relinchos estremecem as raízes

e eles ensinam aos ventos            imitam o relincho do cavalo

 

A alegria de sentir livres

seus movimentos. correm de quatro ao redor do círculo Trabalharam todo o dia, tanto!

desde a madrugada!                    Fazem carinhas de cansadas e deitam-se no chão

Descansam entre as flores, cavalinhos brancos, de crinas douradas.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

(EI02/03TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

·           Manipular diversos materiais das artes plásticas.

·         Vivenciar brincadeiras em que se utilize de vários movimentos.

Distribuir máscaras de cavalinhos para as crianças colorirem e com as máscaras confeccionadas correr pelo pátio ou sala de quatro imitando cavalinhos correndo, cavalinhos cansados, cavalinhos tomando água, etc.



CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

(EI02/03EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

·         Rabiscar, pintar, desenhar, modelar, colar à sua maneira, dando significado às suas ideias, aos pensamentos e às sensações.


Será entregue para cada aluno uma folha de A1, aonde terá o molde de um cavalo. Será disponibilizado aos alunos diversos tipos de materiais/texturas, cada qual escolherá o seu, de acordo com sua preferência, para produzam a sua própria arte colorindo o animal enfatizado na história.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

(EI02/03ET09) Conhecer animais e plantas percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos, seu habitat e suas características.

·         Observar animais no ecossistema evidenciando conhecimentos básicos sobre suas características físicas, locomoção, alimentação e habitat.

Será realizada uma roda de conversa com os alunos sobre o animal contido na história lida, o cavalo, explanando algumas características e afins. Fasear-se uso de algumas imagens de cavalos.

TEXTO SUPORTE:

O cavalo (Equus caballus) é um animal vertebrado, mamífero ungulado e de porte médio. Os cavalos fazem parte do grupo dos equinos, o mesmo da zebra, asno, pônei e burro.

Os cavalos convivem com o homem há muito tempo, sendo que a domesticação da espécie ocorreu há 5.500 anos a.C. Portanto, representa um dos animais mais utilizados e de maior convívio com os humanos.


Caixa de Texto: Isso ocorre porque os cavalos são utilizados para o lazer, criação, transporte de

pessoas e mercadorias e esportes.

Caixa de Texto: Os cavalos são encontrados em todo o mundo, com exceção de locais extremamente


frios, como a Antártica.

Caixa de Texto: O peso do cavalo varia de 350 a 500 kg, a altura de 1,85 m de altura, em relação ao


solo até o topo da cabeça, e 2,25 m de comprimento, além da cauda.

Caixa de Texto: Os cavalos podem viver de 25 a 40 anos. Eles são animais velozes, a raça puro


sangue inglês, por exemplo, pode atingir até 60 km/h.

Caixa de Texto: O corpo do cavalo é coberto por pelos curtos e lisos de coloração variada. A cabeça


é alongada, os olhos são bem separados e as narinas são abertas. As orelhas são pontudas e podem se movimentar em direção ao som.

Caixa de Texto: Os cavalos são animais herbívoros, por isso, é comum encontrá-los em pastos onde


alimentam-se de capim e ervas. Um cavalo, na natureza, pode passar até 16 horas se alimentando durante o dia.

Caixa de Texto: Quando os cavalos são criados pelo homem, eles podem ainda ser alimentados com


rações ou milho. Também é importante fornecer sal mineral.

 

 

Proposta 1: visita ao CTG QUERÊNCIA AMADA, o local possui uma área para cavalos, contendo baia, feno (que é seu alimento) e área para treino, aonde as crianças poderão observar como aqueles cavalos vivem ali e observar um treino.

Proposta 2: visita de um laçador de cavalos á creche com vestimentas de competição e com um cavalo para que as crianças possam observar o animal mais de perto.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

(EI02/03TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

·         Experimentar diversas possibilidades de representação visual bidimensionais

e tridimensionais.

·         Cuidar e apreciar a sua própria produção e a dos colegas.

Através da utilização de argila os alunos irão realizar tentativas de produção do animal visto, um cavalo, deixando que manipulem livremente está argila, de modo que expressem seu sentimento e maneira de ver tal animal.

Após finalizarem, convidá-los para observarem os trabalhos dos colegas, incentivando para que façam elogios uns aos outros.

EXEMPLO:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.

(EI02/03CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

·         Reconhecer texturas, formatos e tamanhos por meio da exploração de

objetos.

(EI02/03CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

·         Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados.

Com a utilização de uma tela para pintura, cada aluno irá produzir sua obra de arte, colorindo da forma que quiser o cavalo representado em sua tela, fazendo uso de materiais diversificados, ficando a seu critério qual utilizar.










ATIVIDADE INTEGRADORA: propor uma exposição dos trabalhos feitos em sala de aula, possuindo ênfase na última atividade proposta, na qual cada aluno ficará ao lado da sua no dia da exposição. Família e comunidade serão convidados a prestigiar estas obras produzidas pelos alunos.

SUGESTÃO: pode-se fazer uma camiseta, transferindo a obra que produziram com cola puff para que cada um use a sua no dia da exposição.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNERO TEXTUAL LISTA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1° ANO.

VOLTA AS AULAS: TURMA DO MATERNAL (CRIANÇAS BEM PEQUENAS 2)