PROJETO UNIÃO FAZ A VIDA:
PROFESSORA: LARISSA SILVA LAZZERIS.
TURMA: BERÇÁRIO
II.
JUSTIFICATIVA:
O tema escolhido para o projeto
é “ARTE PARA MIM”. Desenvolver o conteúdo a ser aplicado às crianças através de um
livro traz diversas contribuições para o desenvolvimento
cognitivo/intelectual, social e emocional da mesma, além disso, a criança quando começa a ouvir uma
história, se identifica com algo relacionado á
aquela leitura e passa a criar um mundo faz de conta. Diante disso, a
criança passa a estar com o brinquedo
criativo, se transportando para este novo mundo, do faz de conta, que na verdade, tem muito em comum
com o seu mundo de experiências e observações.
Abordaremos a história "O artista
que pintou um cavalo azul”,
através da leitura
do livro, acompanhada de várias entonações de voz durante a contação,
pensando de acordo com Goes (1991,
p.22) que destaca a finalidade dos livros infantis, bem como para que serve:
O ideal da
Literatura Infantil é deleitar, entreter, instruir e educar as crianças, e melhor ainda,
se as quatro coisas de uma vez...
Repetindo: educar, instruir e distrair, sendo que o mais importante é a terceira. O prazer deve envolver tudo e
mais. Se não houver arte que produza prazer,
a obra não será literária
e, sim didática
Este projeto foi idealizado e
desenvolvido com o intuito de que os alunos vivenciem
o contato com a arte, associada ao conhecimento de espaços que estão em sua cidade,
explorando as diversas
possibilidades de produções artísticas, assim desenvolvendo sua criatividade e expressão de sentimentos por meio da pintura.
DESENVOLVIMENTO
PRÁTICA SOCIAL
INICIAL/ PROBLEMATIZAÇÃO:
·
Quem tem um animal
em casa?
·
Que animal é este?
·
O animalzinho fica dentro de casa?
·
Qual som ele faz?
·
Vocês sabem como se chama
um animal que galopa? (imitar)
·
Qual é o som que este animal
emite?!
Com o livro em mãos:
·
Que animal é este que está aparecendo na capa do livro?
·
Vamos ler essa historinha?!
·
Podemos ter esse cavalo dentro da nossa casa?
· Porque não?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
(EI02/03EF03) Demonstrar interesse
e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de
ilustrações, e acompanhando, com orientação do
adulto-leitor, a direção
da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
·
Ouvir, visualizar e apreciar histórias.
·
Apreciar e participar de momentos de contação de histórias com base em
imagens.
Através da utilização do livro “ O artista
que pintou um cavalo azul” contar a história aos alunos, fazendo uso de várias
entonações de voz, indagando-os sobre as cores
que aparecem nos diversos animais
da história abordada.
EI02/03EF04) Formular
e responder perguntas
sobre fatos da história narrada,
identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
·
Responder a questionamentos sobre as histórias narradas.
Posteriormente a contação da história,
realizar uma roda de conversa
sobre a história apresentada, deixando que se expressem
sobre a mesma.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS.
EI02/03EO06) Respeitar regras básicas de convívio social
nas interações e brincadeiras.
·
Participar de brincadeiras que
estimulem a relação entre o(a) professor(a)/criança e criança/criança.
(EI02/03EO04)
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê- los e fazendo-se compreender.
·
Expressar suas ideias,
sentimentos e emoções
por meio da dança, da música
ou da arte.
Levar até a sala um cavalo confeccionado
com macarrão usado para a natação, pois
é um material maleável, sem risco de se machucarem, os alunos irão utilizá-lo para realizar tentativas de cavalgar, com a música infantil “Upa cavalinho”, possibilitando a interação entre
os alunos.
Letra da música:
“Pocotó pocotó pocotó pocotó Upa, cavalinho
upa cavalinho
Piuí piuí piuí piuí, lá vem o trenzinho lá vem o trenzinho
La vem o trenzinho
Bem te vi bem te vi bem te vi bem te vi Olha o passarinho olha passarinho
Cururu cururu cururu cururu Pula o sapinho
pula o sapinho
Por
ali por ali por ali por ali é o meu caminho é o meu caminho Pocotó pocotó pocotó pocotó”.
https://www.letras.mus.br/galinha-pintadinha/upa-cavalinho.com.br
Nesta brincadeira o professor recita
a poesia e os alunos
cumprem com os movimentos de acordo com os quais, ele estabeleceu:
O CAVALO
GULOSO:
Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim
Seu bracinho ficou assim (dobra o braço) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim
O outro bracinho ficou assim (dobra o braço) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim
Sua perninha ficou assim (entorta a perna para o lado) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim
Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim
A outra perninha ficou assim (entorta a perna para o lado) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim
Sua cabeça ficou assim (entorta a cabeça) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só
comia capim De tanto comer capim
Sua linguinha ficou assim (põe a língua para fora) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim Era um cavalo guloso Que só comia capim De tanto comer capim
Acabou caindo assim (deita no chão) Assim, assim, assim
Assim, assim, assim
BRINCADEIRA PEGA O RABO:
Utilizando fitas de crepom que deverão
ser colocadas no cós da bermuda, os alunos tentarão
retirá-las dos colegas,
protegendo a que está consigo.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
(EI02/03EF08) Manipular textos e participar de situações de
escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros
discursivos (parlendas, histórias
de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias
etc.).
·
Vivenciar experiências lúdicas
em contato com diferentes textos.
·
Participar de situações de
exploração de portadores de diferentes gêneros do discurso em brincadeiras ou atividades em pequenos grupos.
Iniciar a aula mostrando a figura de um
cavalo, comentar que irá ler uma linda poesia chamada
"O cavalinho branco" da escritora Cecília
Meireles.
O
Cavalinho Branco
Cecília Meireles
À tarde, o cavalinho branco está
muito cansado:
Mas há um pedacinho do campo onde
é sempre feriado.
O cavalo sacode a crina loura e comprida
E nas verdes ervas atira sua branca
vida.
Seu relincho estremece as raízes e ele ensina
aos ventos
A alegria de sentir livres seus movimentos.
Trabalhou todo
o dia, tanto!
desde a madrugada!
Descansa entre as flores, cavalinho
branco, de crina dourada.
Posteriormente, realizar a leitura novamente, desta vez,
brincar de dramatizar a poesia,
recitando-a no plural.
Desenhar um grande círculo no chão, as crianças andam em fileira ao redor desse círculo
e fazem os gestos conforme
a poesia.
À tarde, os cavalinhos brancos
estão muito cansados: As crianças
de quatro correm ao redor do círculo e após deitam-se
no chão .
Mas há um pedacinho do campo
onde é sempre
feriado. As crianças de
quatro entram dentro do círculo e sacodem os cabelos.
Os cavalos sacodem
as crinas
louras e compridas
E nas verdes
ervas atira
suas brancas vidas. fingem que estão
comendo ervas Seus relinchos
estremecem as raízes
e eles ensinam aos ventos imitam o relincho do cavalo
A alegria de sentir livres
seus movimentos. correm de quatro ao redor do círculo Trabalharam
todo o dia, tanto!
desde a madrugada! Fazem carinhas de
cansadas e deitam-se no chão
Descansam entre as flores, cavalinhos
brancos, de crinas
douradas.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS,
SONS, CORES E FORMAS
(EI02/03TS02) Utilizar materiais variados com
possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar),
explorando cores, texturas,
superfícies, planos, formas
e volumes ao criar objetos
tridimensionais.
·
Manipular diversos materiais das artes plásticas.
·
Vivenciar brincadeiras em que se utilize de vários movimentos.
Distribuir máscaras de cavalinhos para as crianças
colorirem e com as máscaras confeccionadas correr pelo pátio
ou sala de quatro imitando cavalinhos correndo, cavalinhos cansados, cavalinhos tomando
água, etc.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
(EI02/03EF09) Manusear
diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar
letras e outros
sinais gráficos.
·
Rabiscar, pintar, desenhar,
modelar, colar à sua maneira, dando significado às suas ideias,
aos pensamentos e às sensações.
Será entregue para cada aluno uma folha de A1, aonde terá o molde de um cavalo. Será disponibilizado aos alunos diversos
tipos de materiais/texturas, cada qual escolherá o seu, de acordo com sua
preferência, para produzam a sua própria arte
colorindo o animal
enfatizado na história.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES
E TRANSFORMAÇÕES
(EI02/03ET09) Conhecer
animais e plantas
percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos, seu habitat e suas características.
·
Observar animais no ecossistema
evidenciando conhecimentos básicos sobre suas características físicas,
locomoção, alimentação e habitat.
Será
realizada uma roda de conversa
com os alunos sobre o animal contido
na história lida, o cavalo,
explanando algumas características e afins. Fasear-se uso de algumas
imagens de cavalos.
TEXTO SUPORTE:
O cavalo (Equus caballus) é um animal vertebrado,
mamífero ungulado e de porte médio. Os cavalos
fazem parte do grupo dos equinos, o mesmo da zebra, asno, pônei e burro.
Os cavalos convivem com o homem há muito tempo, sendo que a domesticação
da espécie ocorreu há
5.500 anos a.C. Portanto, representa um dos animais mais utilizados e de maior convívio com os humanos.
pessoas e mercadorias e esportes.
frios, como a Antártica.
solo
até o topo da cabeça,
e 2,25 m de comprimento, além da cauda.
sangue inglês, por exemplo,
pode atingir até 60 km/h.
é alongada,
os olhos são bem separados
e as narinas são abertas.
As orelhas são pontudas e podem se movimentar em direção ao som.
alimentam-se de capim e ervas. Um cavalo, na natureza, pode passar até 16 horas se alimentando durante
o dia.
rações ou milho. Também
é importante fornecer
sal mineral.
Proposta 1: visita ao CTG
QUERÊNCIA AMADA, o local possui uma área para
cavalos, contendo baia, feno (que é seu alimento) e área para treino,
aonde as crianças poderão observar
como aqueles cavalos vivem ali e observar um
treino.
Proposta 2: visita de um laçador de cavalos á
creche com vestimentas de competição
e com um cavalo para que as crianças possam observar o animal mais de perto.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS,
SONS, CORES E FORMAS
(EI02/03TS02) Utilizar materiais variados com
possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar),
explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas
e volumes ao criar objetos
tridimensionais.
·
Experimentar diversas possibilidades de representação visual bidimensionais
e tridimensionais.
·
Cuidar e apreciar
a sua própria produção e a dos colegas.
Através da utilização de argila os
alunos irão realizar tentativas de produção do animal
visto, um cavalo,
deixando que manipulem
livremente está argila,
de modo que expressem seu sentimento e maneira de ver tal animal.
Após finalizarem,
convidá-los para observarem os trabalhos dos colegas, incentivando para que façam elogios uns aos outros.
EXEMPLO:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO,
GESTOS E MOVIMENTOS.
(EI02/03CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura
no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
·
Reconhecer texturas, formatos
e tamanhos por meio da exploração de
objetos.
(EI02/03CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle
para desenhar, pintar,
rasgar, folhear, entre
outros.
·
Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados.
Com a utilização de uma tela para pintura,
cada aluno irá produzir sua obra de arte,
colorindo da forma que quiser o cavalo representado em sua tela, fazendo uso de materiais diversificados, ficando a seu critério qual utilizar.
ATIVIDADE INTEGRADORA: propor uma exposição dos trabalhos
feitos em sala de aula, possuindo ênfase na última
atividade proposta, na qual cada aluno ficará
ao lado da sua no dia da exposição. Família e comunidade serão convidados
a prestigiar estas obras produzidas pelos alunos.
SUGESTÃO: pode-se fazer uma camiseta, transferindo a obra
que produziram com cola puff para que cada um use a sua no dia da exposição.
Comentários
Postar um comentário